Esperanto Paraná
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ago-tago 11/08

2 participantes

Ir para baixo

Ago-tago 11/08 Empty Ago-tago 11/08

Mensagem  Regis Dom 12 Ago - 8:32

Texto que mandei para a lista da PEA:

Ontem eu estava desanimado porque o Rangel foi para Curitiba e a Luana não poderia me ajudar a fazer o ago-tago, então para me ajudar só me restou o Jhony, que nunca tinha ido cedo conosco até a praça para organizar tudo. Achei que ele fosse "furar" (e ele também pensou isso de mim) e eu iria acordar cedo e me arrumar para nada mas felizmente nos encontramos no horário marcado. Sem ele eu não teria como ter feito o evento hoje (não tem como levar tudo sozinho de bicicleta haehaehae).

Viemos até a minha casa pedalando para pegar o restante do material e então seguimos em direção à praça. Chegando lá fomos os primeiros a armar nossa gazebo (budo). Pouco tempo depois cada vez mais pessoas começaram a aparecer para expor algo. Eu não sabia que hoje seria um dia tão movimentado senão não teria pensado em desistir. Lá estavam representantes do sesc com brinquedos, unioeste, unipar, políticos e uma ong de proteção animal, ou seja, o fluxo de pessoas lá hoje foi bem maior do que o normal.

Durante o evento cerca de 15 pessoas pararam e se interessaram pela língua, deixando seu endereço eletrônico. Do nada apareceu uma mulher da rádio Onda Sul FM e fez uma entrevista rápida comigo sobre o esperanto ao vivo e depois disse que gostaria de falar comigo de novo para fazer uma entrevista mais longa e também porque se interessou pelo esperanto.

Não foram raras as vezes em que ouvi frases como "Parabéns pelo trabalho!", "Isso precisa ser mais divulgado mesmo!" "Eu já tinha visto vocês aqui na praça duas vezes mas não tive tempo para parar porque estava a trabalho mas hoje consegui vir aqui falar com vocês!". Pela última frase pode-se perceber a importância de fazer um trabalho com uma certa periodicidade (1 ago-tago por ano TUTE NE SUFIĈAS! xD).

Chegando em casa perto das 15 horas divulguei as fotos no facebook e meus amigos mais próximos compartilharam o meu álbum e/ou deram curtir na foto, atingindo, assim, uma menina de Araraquara para a qual expliquei sobre a língua à noite e um morador aqui de Franscisco Beltrão, que me disse pelo facebook:

"Regis, estou saindo exatamente neste momento da frente do computador.

mas esses dias minha esposa
falou que vcs estavam ali no centro

muito legal cara

quero conversar com vc arespeito

tenha uma boa noite."

Eu disse:

Será um prazer Smile
Bonan nokton

Ele respondeu:
Bonan nokton
E mais uma vez percebe-se como a periodicidade é importante!
Enfim, em que ponto eu quero chegar com essa mensagem?
Quero dizer que acho muito importante esse tipo de evento... o contato direto com pessoas que estão aprendendo a língua.
Quantos dos que já nos viram na praça aprenderão? Nâo sei... 1? 2? Nenhum? Impossível saber...
Mas de uma coisa temos certeza: de que a sementinha foi plantada nas terras do sudoeste do paraná. xD

Sem contar que também encontrei uma senhora que falava esperanto há 40 anos e se comunicava por cartas com esperantistas. Ela chegou e perguntou: estão revivendo o esperanto? Eu respondi: ele nunca morreu. Ela ficou surpresa por saber que o movimento está ativo e existem congressos. Acho que os esperantistas precisam sair mais às ruas, ainda mais na capital do estado.

Claro que entendo que não é todo mundo que gosta de fazer esse tipo de trabalho mas também acho pouco provável que um grupo de 3 ou 4 não consiga fazer isso de vez em quando em Curitiba. Rangel e demais, a semente está com vocês!

Até! xD
Regis
Regis

Mensagens : 79
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 34
Localização : Francisco Beltrão - PR

http://liberajbestoj.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ago-tago 11/08 Empty Re: Ago-tago 11/08

Mensagem  Jhonidox Ter 14 Ago - 12:32

hehe e que venha o proximo ago-Tago xD
Jhonidox
Jhonidox

Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/07/2012

http://jhonidox1.xpg.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ago-tago 11/08 Empty Re: Ago-tago 11/08

Mensagem  Regis Qua 15 Ago - 7:43

É isso aí, Jhony. xD
Firmeza para o próximo. xD

Regis
Regis

Mensagens : 79
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 34
Localização : Francisco Beltrão - PR

http://liberajbestoj.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ago-tago 11/08 Empty Re: Ago-tago 11/08

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos